A caminhada eleitoral de um candidato, ou pelo menos, de quem almeja ser, não tem início apenas na data terminada pela legislação, começa muito antes. No caso de Gustavo Carmo, começou a ser desenhado em 2022, quando as eleições nacionais e estaduais definiram seus deputados, governadores, senadores e o presidente da república.
Para quem sempre teve o objetivo e sonho de ser prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, 49 anos, alagoinhense, advogado e filho do ex-prefeito Judélio Carmo (mandatos de 1973-1977 e 1983-1988), emergiu como um dos protagonistas, dialogando com diversos setores da sociedade, sempre disposto a ouvir e compreender as demandas da comunidade. Mas, já sabia que deveria percorrer uma longa caminhada e consequentemente obter os maiores triunfos de sua vida pública.
Determinado, em agosto de 2023, assinou sua filiação ao PSD em um evento histórico, com a presença de cinco deputados federais de diferentes partidos, além de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças regionais. Essa movimentação consolidou seu nome no cenário político da cidade e fortaleceu a intenção de sua candidatura futura à prefeitura de Alagoinhas, mas ainda precisaria vencer a concorrência interna para ser a indicação do atual prefeito, Joaquim Neto (PSD).
A primeira e a segunda vitória de Gustavo
Internamente, Gustavo enfrentou um uma espécie de “eleição interna” com diversos nomes para se tornar o pré-candidato à sucessão do atual prefeito, Joaquim Neto (PSD). Após extensas pesquisas e avaliações, ele foi o escolhido para ser indicado por Joaquim à prefeitura de Alagoinhas. Essa foi a segunda vitória do jovem e predestinado político, pois a primeira, foi quando sobreviveu a um grave episódio em 2017, quando foi baleado durante um assalto próximo à sua residência.
Força e resiliência sempre foram marcas registradas de Gustavo. Mas ainda, havia outro pleito a ser vencido, era de obter aprovação e ser indicado como o pré-candidato à prefeitura de Alagoinhas pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, em aliança com o PSD. De um lado era Gustavo e de outro, o então hoje, deputado estadual, Radiovaldo Costa (PT). E venceu, foi a terceira vitória. Conseguiu ter a aprovação necessária para continuar com a sua destemida caminhada.
Em 5 de março de 2024, Gustavo foi anunciado oficialmente como pré-candidato à prefeito e o ex-vereador Luciano Sérgio (PT) foi escolhido como vice na chapa, selando uma opção renovadora para a cidade de Alagoinhas. Dois nomes limpos, sem processos e muito menos condenações.
A Convenção histórica de 2024
O ponto forte da trajetória desde 2022 de Gustavo foi a convenção partidária realizada em 21 de julho de 2024, considerada a maior da história de Alagoinhas. O evento contou com a presença de figuras de peso, como o prefeito Joaquim Neto, a deputada estadual Ludmilla Fiscina, e o deputado federal Cláudio Cajado. Representantes de diversos partidos também marcaram presença, fortalecendo o apoio à chapa majoritária composta por Gustavo e Luciano Sérgio.
O deputado federal Cláudio Cajado afirmou: “Hoje, damos a largada para a vitória de Gustavo Carmo, um filho da terra, querido por todos, e com uma grande trajetória na vida pública. Além do meu apoio, Gustavo e Luciano contarão com o apoio da deputada estadual Ludmilla, dos deputados federais Otto Filho e Joseildo Ramos, do governador Jerônimo, dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel. Também terão o apoio do presidente Lula. Este time trará os investimentos que Alagoinhas precisa”.
A Gestão na educação: um salto de qualidade
Gustavo foi destaque como secretário de Educação de Alagoinhas no período de janeiro de 2021 até janeiro de 2024, quando atingiu resultados expressivos. A cidade registrou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, alcançando a nota de 5,1, superando a média estadual de 4,9. Gustavo também foi responsável por ações de grande impacto, como o acesso dos professores aos precatórios do Fundef, que resultou na distribuição de mais de R$ 50 milhões para a categoria. Além disso, ele implementou a reforma de escolas, distribuição de fardamentos e livros, e criou bibliotecas ambulantes, demonstrando um compromisso com a melhoria da educação pública.
Após o desafio de assumir a Educação, e, é importante salientar, que quando assumiu o mundo vivia o terror da COVID-19. E ainda assim, conseguiu atingir os dados já citados.
Em janeiro de 2024, Gustavo assumiu a Secretaria de Relações Institucionais, onde pôde ampliar o diálogo com a sociedade, sempre mantendo sua marca de proximidade e escuta ativa, que inclusive é uma característica presente no jovem político.
Campanha eleitoral
Com 45 dias, oficialmente iniciados no dia 16 de agosto de 2024, o processo eleitoral, Gustavo Carmo e Luciano Sérgio realizaram uma campanha onde foram ouvir as demandas dos quatro cantos de Alagoinhas. Idosos, homens, mulheres e jovens participaram de forma efetiva em um diálogo amplo e objetivo, reuniram os anseios e desejos para uma Alagoinhas melhor.
Rumo ao Futuro: renovação e esperança para Alagoinhas
Ao lado de Luciano Sérgio, Gustavo promete uma gestão voltada para o desenvolvimento e a transformação da cidade, apostando em uma nova visão política para construir uma Alagoinhas mais próspera e inclusiva.
Com apenas seis dias para as eleições de 2024, Gustavo Carmo se apresenta como o nome da renovação política em Alagoinhas. Sua trajetória, marcada por superação, perseverança e resultados expressivos, o prepara para assumir a maior responsabilidade de sua vida: governar Alagoinhas.
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 18° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 35°
Tempo limpo