No último sábado, 10 de agosto, a campanha de vacinação antirrábica em Alagoinhas avançou, abrangendo diversos bairros e povoados do município. A ação foi realizada em locais como Alagoinhas Velha, Santa Terezinha, Barreiro, Mangalo, Praça Kennedy, Nova Brasília, além de áreas rurais como Riacho da Guia, Estevão e Boa União. Estima-se que cerca de 50% dos animais no município já foram imunizados.
Segundo Telma Pio, diretora de Vigilância Sanitária, a vacinação é necessária para evitar a disseminação da raiva em animais domésticos e em seres humanos, apesar de a doença estar controlada no Brasil. "Precisamos manter a vacinação para afastar o risco da doença, protegendo os animais e as pessoas", afirmou Telma.
A agente comunitária de saúde Maria das Graças, do bairro Petrolar, destacou o progresso da campanha. "É uma emoção saber que os animais estão sendo vacinados contra a raiva. Estamos felizes porque 90% da nossa área está vacinada", disse.
Leandro Santos, morador de Alagoinhas Velha e tutor de três cães, reconheceu a importância da iniciativa. "É importante imunizar nossos bichinhos de estimação para mantê-los saudáveis", comentou.
O médico veterinário Everton Rodrigues Gali, da Vigilância Epidemiológica, lembrou que a raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos por mordidas ou arranhaduras de animais infectados, e a vacinação é a única forma de prevenção. Segundo ele, a campanha, iniciada em julho, seguirá até a primeira semana de setembro, com a meta de vacinar 52 mil cães e 23 mil gatos em Alagoinhas.
Vacinação disponível durante todo o ano
A campanha de vacinação antirrábica ocorre anualmente entre julho e setembro. Entretanto, a vacinação continua disponível durante todo o ano na unidade da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Alex Alencar, esquina com a Avenida Leste, próximo ao Bradesco, no centro da cidade. O atendimento para vacinação é realizado todas as quartas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Mín. 16° Máx. 30°
Mín. 16° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 30°
Chuvas esparsas