Segunda, 22 de Julho de 2024
75998557038
Alagoinhas MAIS SAÚDE

Inauguração do Hospital Materno-Infantil garante atendimento humanizado em Alagoinhas

Funcionando 24 horas por dia no bairro de Alagoinhas Velha, a nova unidade vai proporcionar um impacto significativo na melhoria do atendimento a mulheres e crianças de mais 33 municípios da macrorregião de saúde.

01/07/2024 21h33 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

Alagoinhas ganhou neste domingo (30) a primeira unidade de atendimento hospitalar municipal, isso porque as portas do Hospital Materno-Infantil já estão abertas para receber as parturientes, crianças e familiares. 

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Joaquim Neto comemorou a grande vitória e ressaltou que a unidade é um divisor de águas no município. “Hoje eu sou só felicidade e gratidão. O Hospital Materno-Infantil sempre foi um dos meus maiores sonhos para Alagoinhas e hoje estou realizando esse sonho. O novo espaço vai garantir atendimento de excelência a mulheres e crianças e diminuir ainda mais os índices de morte materno-infantil na região. É mais um compromisso com a população que está sendo honrado pela Prefeitura”, afirmou o chefe do executivo municipal.

O investimento para a construção do Hospital Materno-Infantil foi de mais de 30 milhões de reais, viabilizados por emenda impositiva do senador Otto Alencar, de recursos próprios da Prefeitura de Alagoinhas, recursos do Governo do Estado, emendas dos vereadores de Alagoinhas e por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de ensino-Saúde (COAPES). O trabalho foi executado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN).

Para a secretária da Saúde, Laína Passos, essa é a confirmação do caminho que a gestão tem traçado. “Hoje é dia de muita alegria, mas também de muita emoção. É neste hospital que a vida começa! Nos reunimos hoje para celebrar a inauguração do Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas e esse momento não marca apenas um avanço significativo em nossa infraestrutura de saúde, mas também representa um compromisso honrado com o bem-estar das mulheres e crianças da nossa Alagoinhas e de toda a região”, disse.

Para o senador Otto Alencar, o ato concretizado é de muita importância para as áreas de saúde e social. “Parabenizo o prefeito Joaquim Neto por esse projeto que nós sonhamos juntos, caminhamos juntos e esse período inteiro foi sempre de uma relação pessoal e de amizade que sempre nós tivemos muito mais entendimento e muito mais compromisso. E o resultado disso é estarmos aqui hoje inaugurando o Hospital Materno-Infantil. Essa maternidade dará atenção a mulher e a criança. Aqui será realizado acompanhamento de pré-parto, do pós-parto, ou seja, a criança já sairá da maternidade com o acompanhamento necessário. Esse é um equipamento importante, essa maternidade é um marco para Alagoinhas”, explicou o senador.

A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, que participou da cerimônia representando o governador Jerônimo Rodrigues, anunciou mais investimentos para a cidade. “Hoje a gente está aqui para falar de um marco para as mães e crianças em Alagoinhas. E eu queria, em seu nome do prefeito Joaquim, dizer o quanto é importante isso aqui: é a prova concreta do funcionamento e da maneira exemplar que o SUS pode funcionar. Esse hospital é a prova concreta de que o SUS funciona quando há comprometimento. Joaquim Neto mostrando que a parceria e dedicação de quem cuida do povo da resultado”, falou.

O hospital é integrado à rede de média e alta complexidade, contendo espaços para Centro de Parto Normal, Internação Obstétrica, Unidade Neonatal- UCINCo/UCINCa, Centro Cirúrgico, Ambulatório de Urgência e Diagnóstico, CME, Nutrição, Farmácia, Administração e Infraestrutura, e apoio logístico.

A faixa de inauguração foi cortada pelo prefeito Joaquim Neto; pela deputada estadual Ludmila Fiscina; a secretária de Saúde do município, Laína Passos; o senador da Otto Alencar, os deputados federais Otto Filho e Joseildo. O momento ainda contou com a presença dos vereadores de Alagoinhas e das cidades vizinhas.

O ENTORNO DO HOSPITAL

A rua Onório José Cunha, em que está localizado o novo Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas, recebeu pavimentação em seus 175m de extensão. A intervenção faz parte das ações do programa Alagoinhas+, da Prefeitura Municipal, e vai melhorar o deslocamento de pessoas e de veículos pela via que dá acesso ao hospital.

Antes da pavimentação, foi feita nessa região uma obra de drenagem, que iniciou em frente ao acesso principal do Terminal Rodoviário e do Hospital Materno-Infantil e segue pelas ruas Manoel Romão e Onório José Cunha, avançando até uma área que fica ao fundo do SESC, onde será realizado o deságue.

As vias adjacentes também estão sendo preparadas para a pavimentação e ao final, haverá uma extensão de mais de 1km de ruas asfaltadas nas imediações do SESC, do hospital e da rodoviária.

Confira as imagens:

Foto: SECOM