Segunda, 22 de Julho de 2024
75998557038
Alagoinhas ALAGOINHAS

Prefeitura de Alagoinhas emite nota de esclarecimento sobre falta de UTI Neonatal

A respeito de um vídeo que circula nas redes sociais que indica a falta de UTI Neonatal na Maternidade João Carlos Paolillo neste domingo (30), ca...

01/07/2024 21h31 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

A respeito de um vídeo que circula nas redes sociais que indica a falta de UTI Neonatal na Maternidade João Carlos Paolillo neste domingo (30), cabe os seguintes esclarecimentos:

– Todos os recém-nascidos que se encontravam na então Maternidade de Alagoinhas receberam atendimentos e foram regulados para o Hospital Estadual da Criança, já que a mesma não possuía o serviço de UTI Neonatal.
– Até o momento da regulação todos os atendimentos e serviços foram prestados tanto para o paciente, quanto para a família do paciente.
– Foram atendidas três crianças no período e essas mesmas tiveram as regulações autorizadas no sábado (29), através do SUREM, a Central de Regulação do Estado da Bahia. Duas delas foram transferidas ainda no sábado, e uma no domingo pela manhã.
– A transferência do terceiro recém-nascido no domingo se deu por conta do transporte da UTI Neo que também depende da regulação do Estado. É enviada ao município a ambulância avançada para que a instituição possa levar esses RNs com mais segurança.
– As causas das transferências foram dois recém-nascidos com baixo peso e prematuros; Um recém-nascido com insuficiência respiratória.

É sabido que no domingo (30), foi feita a mudança da antiga Maternidade de Alagoinhas para o novo Hospital Materno-Infantil, com o funcionamento garantido de todos os serviços que já eram prestados pelo município. Porém, os novos serviços serão disponibilizados no novo hospital.

A Secretaria de Saúde reforça o seu compromisso com o atendimento de qualidade, o respeito aos seus usuários e a compreensão com os pais que buscam em nossa unidade o atendimento ao seu bem maior, que são seus filhos, e se coloca à disposição para mais esclarecimentos, caso necessário.

A gestão ainda salienta que as providências necessárias para maior agilidade na instalação dos novos serviços já estão sendo tomadas.