Segunda, 22 de Julho de 2024
75998557038
Alagoinhas TRIATOMÍNEOS

Reinstalação de postos de informações garante segurança da população contra triatomíneos

A Vigilância em Saúde (VISAU), através da Equipe Multidisciplinar em Endemias, deu início à atividade de reinstalação dos PIT (Postos de Informa...

30/06/2024 10h06 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

A Vigilância em Saúde (VISAU), através da Equipe Multidisciplinar em Endemias, deu início à atividade de reinstalação dos PIT (Postos de Informações dos Triatomíneos), referente ao Programa de Chagas, nos dias 27 e 28 de junho. As unidades que receberam os postos inicialmente foram: Riacho da Guia, Sauipe, Narandiba e Estevão.

Os PIT’s são instalados em localidades estratégicas em zonas rurais do município (na zona urbana fica localizada na Central de Endemias) para levar mais esclarecimentos sobre a doença de Chagas e o que fazer se encontrar um desses insetos parecidos com o Triatomíneo (popularmente conhecido como Barbeiro).

A VISAU orienta que, caso sejam encontrados os insetos, estes devem ser levados ao PIT mais próximo, para serem encaminhados para a identificação e as devidas ações.

“Alagoinhas está identificada como área de baixo risco, mas estamos sempre em alerta, no monitoramento. O cuidado e meios de prevenção devem ser contínuos. Em parceria com o Estado, através do Núcleo Regional de Saúde (NRS), cada PIT está recebendo banner com informações importantes e também ocorrerão palestras nesses locais”, explicou a diretora em Saúde, Telma Pio.

Outros PIT’s serão reinstalados em outras localidades pactuadas com o NRS no mês de julho. No total são 08 PIT’s para monitoramento.