Segunda, 22 de Julho de 2024
75998557038
Alagoinhas SÃO JOÃO 2024

Festa no interior: o São João no Riacho da Guia e no Estevão

O público, que variou de 2 mil a 5 mil pessoas a cada noite, aprovou, destacando, inclusive a presença de artistas locais, fazendo o legítimo forró pé-de-serra.

26/06/2024 18h32 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

As bandeirolas atravessando as ruas, as barracas de comidas e bebidas, os fogos no céu, as fogueiras no chão, o casamento do Matuto e o brilho nos rostos das pessoas dançando forró ou simplesmente curtindo a música e o ambiente com a família e os amigos não deixavam dúvida: aquelas eram as autênticas festas de São João na zona rural da Bahia. Mais precisamente no Riacho da Guia e no Estevão, distritos de Alagoinhas.

Nestas comunidades, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas realizou cinco eventos para a população – três no Riacho (22 a 24 de junho) e dois no Estevão (23 e 24). Estava tudo lindo de ver e de viver, cheio de alegria e nada de confusão: perfeito para aproveitar com a família, como devem ser as festas juninas. 

Cantores e bandas como Xotemania, Birão, Zé Duarte, Chiquinho & Banda Forró Pesado, Tassio Gabriel, Deni junior, Forró Maiúsculo, Café Suado, Forró com Pimenta, Nagela Ramos, Paroara, Thizio do Acordeon, Pegada das Antigas e Herrison Estlizado animaram as noites nas duas localidades. Eles se apresentaram a convite da Prefeitura de Alagoinhas, que realizou também na sede festejos juninos que reuniram de milhares de pessoas.

“Sempre tivemos o São João aqui no Riacho, mas o prefeito Joaquim Neto fortaleceu ainda mais a festa. E a comunidade também se envolveu muito. Então, estamos todos de parabéns, né?”, diz o morador João Oliveira.

Nascido no Riacho e prestigiando o evento no local, o vereador Paulo Codoro também enalteceu o empenho da gestão municipal em realizar o São João e promover os artistas locais. “A festa está maravilhosa e não posso deixar de reconhecer e agradecer ao prefeito Joaquim Neto e aos secretários municipais não apenas pelo São João, mas por todo o brilhante trabalho que vem realizando aqui, como, por exemplo, a pavimentação em todo o distrito”, destaca ele.

Amanda, que é fã de Xotemania, amou o evento. “A cada ano, essa festa fica mais maravilhosa! Ainda mais com show do Xotemania, que é uma das bandas que a gente mais espera”, vibra a jovem.

Saúde e segurança
Ao preparar a festa nas comunidades, a Prefeitura pensou também na potencial necessidade de serviços de saúde. E, com apoio da Secretaria de Saúde, destacou profissionais e uma ambulância para ficarem à disposição da população, contribuindo para o bem-estar do público.

O município também disponibilizou uma equipe da Guarda Municipal, que contribuiu com a equipe da Polícia Militar para a segurança e tranquilidade dos participantes.

“Por tudo isso, é muito importante reconhecer e agradecer o trabalho, a dedicação e a competência das equipes das secretarias de Esporte, Cultura e Turismo (Secet), de Saúde (Sesau) e de Comunicação (Secom) que deram o seu melhor para que cada noite das celebrações do São João na zona rural sejam sempre o pano de fundo para que o público tenha as melhores recordações dos festejos em 2024”, diz o prefeito Joaquim Neto.

Confira imagens: