Segunda, 27 de Junho de 2022 03:31
75998557038
Alagoinhas SAÚDE

Dia Mundial da Imunização reforça importância dos cuidados com a saúde

É importante destacar que manter a vacinação em dia é a melhor forma de prevenir diversas doenças, pois as vacinas estimulam o corpo a produzir defesas imunológicas que nos protegem contra várias enfermidades.

10/06/2022 08h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma das melhores formas de prevenção é a imunização. É com a vacina que o corpo fica protegido de vírus e bactérias que afetam seriamente o ser humano, podendo levar à morte. E nesse contexto, o dia 9 de junho é marcado por celebrar o Dia Mundial da Imunização, data que reforça a importância dos cuidados com a saúde e a atualização do caderno de vacinas.

Em Alagoinhas, vacinas para as diversas doenças são disponibilizadas diariamente para toda a população e de forma gratuita como: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Meningite C, Meningite ACWY, Tríplice viral, Varicela, DT, DTPA, DTP, Pneumocócica 10, Vop e vip, HPV, Antirrabica humana, Rotavírus, Pentavalente e Febre amarela. Também são promovidas campanhas, mutirões, corujões e ações itinerantes constantemente para a que os alagoinhenses tenham acesso a todos os tipos de serviços, além da vacinação de rotina que é disponibilizada em todas as Unidades de Saúde do município.

Com a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), montou estratégias que a situação exigia. Para que a imunização acontecesse equipes foram montadas, materiais e locais disponibilizados, além de esquemas para atender as demandas. E mais uma vez ficou evidenciada a importância da vacinação. Só através dela e, da proteção que ela proporciona, que os números de casos e óbitos começaram a reduzir e as pessoas puderam, aos poucos, voltar a ter suas rotinas.