Segunda, 14 de Junho de 2021
75998557038
20°

Pancada de chuva

Alagoinhas - BA

ALAGOINHAS ALAGOINHAS

Alagoinhas: Controladoria Geral do Município lança plano de qualificação anual de servidores – CGM Qualifica

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Controladoria Geral do Município, deu início ao seu programa anual de capacitação para servidores públicos municipais, com o tema “Introdução à Administração Pública”.

11/06/2021 19h08
Por: Equipe Alagonews Fonte: Prefeitura de Alagoinhas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Controladoria Geral do Município, deu início ao seu programa anual de capacitação para servidores públicos municipais, com o tema “Introdução à Administração Pública”. Promover aperfeiçoamento das práticas de gestão, controle e aplicação de recursos públicos, pelos servidores e gestores públicos municipais, é o objetivo do Programa.

Além de criar o cronograma de cursos de qualificação para os servidores em exercício no órgão central e nas unidades setoriais de controle interno, a Controladoria lançou, no início do ano, a ação descentralizada de controle interno com atuação contínua de servidores do Núcleo de Auditoria, que atuam como subcontroladorias nos Fundos Municipais e Unidades Centralizadas.

A Controladoria deu início também, no mês de junho, a ações de implantação do Plano de Ação para melhoria de performance dos setores de licitação, gestão e fiscalização de contratos nas unidades setoriais de controle interno, visando o aprimoramento da execução orçamentária e financeira, cujo corpo técnico estará composto, em cada unidade, de um Auditor Contábil, duas especialistas em licitações, duas analistas de execução orçamentária e contratos e uma especialista em sistema SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria e e -TCM.

 

O propósito destas ações conjuntas, segundo a Controladora Leila Vila Flor, “é fortalecer o controle interno atuando de forma preventiva e promover ações que integrem os gestores e servidores públicos municipais, mitigando possíveis falhas já na fase inicial do processo”. Ainda de acordo com Leila, o acompanhamento pelo controle, desde o início, trará melhores resultados na prestação de contas final de execução dos recursos públicos aos órgãos de controle externo e à comunidade alagoinhense.

Para o Prefeito Joaquim Neto, “o investimento no capital intelectual é o melhor legado que um gestor pode deixar para seu município”.

Programa CGM Qualifica

O Programa CGM Qualifica foi instituído mediante portaria 22/2021, publicado no dia 01/06/2021 no Diário Oficial do Município. O primeiro evento, realizado nesta sexta (11), ocorreu em formato de aula online.

Divulgação

O cronograma contém duas capacitações mensais, e seguirá até o dia 18 de novembro deste ano. Os temas foram escolhidos após levantamento e diagnóstico elaborado pelos servidores da Controladoria, onde foi possível perceber as necessidades de troca de conhecimento e aperfeiçoamento para novos servidores e aqueles que já possuem um tempo de vivência prática.

O Cronograma está disponível no endereço: http://doem.org.br/ba/alagoinhas?dt=2021-06-01

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.