Segunda, 14 de Junho de 2021
75998557038
20°

Pancada de chuva

Alagoinhas - BA

BAHIA COVID-19

COVID-19: variante P1 Manaus é identificada em Sátiro Dias

De acordo com nota publicada, o caso foi confirmado pelo Núcleo Regional de Saúde Nordeste e encaminhado pelo Laboratório Central - LACEN-BA.

03/06/2021 20h02 Atualizada há 1 semana
Por: Rodrigo Rattes Fonte: Ronaldo Leite News
COVID-19: variante P1 Manaus é identificada em Sátiro Dias

A Secretaria Municipal de Saúde de Sátiro Dias, confirmou através de seu Instagram nesta quinta-feira (3), que foi confirmada a presença da variante brasileira do novo coronavírus (P1).

De acordo com nota publicada, o caso foi confirmado pelo Núcleo Regional de Saúde Nordeste e encaminhado pelo Laboratório Central - LACEN-BA.

Ainda em nota, a Secretaria de Saúde informou que a pessoa infectada cursou o isolamento social, sem gravidade e encontra-se recuperada. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Sátiro Dias (@prefeituradesatirodiasba)

Embora existam centenas de variantes do coronavírus já identificadas no mundo, a variante brasileira P1 tem mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e também mais resistente a anticorpos da doença, o que pode aumentar o número de casos inclusive entre as pessoas que já se recuperaram da covid-19.

Como e quando surgiu a variante P1?

A nova cepa do coronavírus foi identificada pela primeira vez em quatro pessoas que voltaram ao Japão depois de uma viagem ao estado do Amazonas.

Os passageiros desembarcaram em Tóquio no dia 2 de janeiro e passaram por uma testagem no aeroporto, que indicou a presença do coronavírus.

Após análise, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão identificou, no dia 6 de janeiro, que o vírus encontrado nos passageiros se tratava de uma nova variante com 12 mutações.

O caso foi tornado público pelo Ministério de Saúde do Japão no dia 10 de janeiro, que alertou as autoridades brasileiras.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.