Segunda, 14 de Junho de 2021
75998557038
20°

Pancada de chuva

Alagoinhas - BA

POLÍTICA POLÍTICA

Senado aprova projeto que suspende reajuste de medicamentos; texto vai à Câmara

O Senado aprovou nesta última quinta-feira (13/5), por 58 votos a 6, um projeto de lei (PL) que suspende o reajuste de medicamentos neste ano.

14/05/2021 10h28
Por: Equipe Alagonews Fonte: Aratu On
Senado aprova projeto que suspende reajuste de medicamentos; texto vai à Câmara

O Senado aprovou nesta última quinta-feira (13/5), por 58 votos a 6, um projeto de lei (PL) que suspende o reajuste de medicamentos neste ano. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) anunciou um aumento de até 10,08% no preço dos remédios a partir de abril. O texto segue agora para análise da Câmara.

Pelo texto, as farmácias terão que retomar os preços praticados até março. Não haverá, porém, reembolso da diferença cobrada por remédios vendidos a preços mais altos.

Para o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), as farmácias não foram prejudicadas pelos efeitos econômicos da pandemia, uma vez que nunca tiveram restrições para funcionar. Por isso, podem suportar os efeitos do projeto de lei.

Ele ressaltou ainda que a demanda por medicamentos aumentou em razão da Covid-19, o que compensou os efeitos do valorização do câmbio sobre o setor.

“Não se trata de um congelamento, mas de estabelecer um limite a uma tabela teto para o preço do fabricante e do consumidor, portanto das farmácias e dos varejistas”, afirmou Braga, na sessão.

No ano passado, o governo chegou a enviar medida provisória para suspender o reajuste dos medicamentos por 60 dias, mas ela perdeu validade antes de ser aprovada, e os aumentos puderam ser aplicados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.