Terça, 16 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Alagoinhas, BA

Cidades Política

Juracy retorna à Câmara e Márcio da Linha Verde assume Chefia de Gabinete em Alagoinhas

Vereador deixa cargo no governo municipal e retorna ao Legislativo; ex-ouvidor passa a ocupar uma das funções mais estratégicas da administração

16/06/2026 às 10h40
Por: Redação Fonte: Alagonews / Rodrigo Rattes
Compartilhe:
Foto: Rodrigo Rattes / Alagonews
Foto: Rodrigo Rattes / Alagonews

A Prefeitura de Alagoinhas oficializou nesta segunda-feira (15) uma mudança em seu núcleo político. O vereador licenciado Juracy Nascimento deixou a Chefia de Gabinete e retornou à Câmara Municipal, enquanto o então ouvidor municipal, Márcio da Linha Verde, assumiu uma das funções mais estratégicas da administração do prefeito Gustavo Carmo (PSD).

Segundo Gustavo Carmo, a alteração ocorreu de forma consensual e transparente, sem qualquer desgaste político ou pessoal entre os envolvidos. O prefeito destacou a importância da contribuição de Juracy para o governo e relembrou que o vereador foi um dos primeiros apoiadores de seu projeto político.

“Juracy continua sendo um grande amigo e alguém que tem a nossa gratidão. Foi o primeiro a apoiar a nossa pré-candidatura e depois a candidatura. Deixa a Chefia de Gabinete com o sentimento de dever cumprido e com o nosso reconhecimento pelo trabalho realizado”, afirmou o prefeito.

Apesar da relação de proximidade, Gustavo explicou que a mudança foi motivada por um alinhamento político diferente para as eleições de 2026.

Enquanto a gestão municipal mantém apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e à base governista estadual, Juracy seguirá apoiando a pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), principal nome da oposição na disputa pelo Governo da Bahia.

“Esse é um ajuste absolutamente normal da política. Vivemos em um país democrático e pluripartidário. Juracy continua no grupo político municipal, mas faz uma opção diferente para a eleição estadual”, explicou Gustavo Carmo.

Retorno à Câmara

Durante a entrevista, Juracy confirmou que sua saída da Chefia de Gabinete está diretamente relacionada à sua atuação política nas eleições do próximo ano.

Segundo ele, a decisão foi construída em diálogo com o prefeito e ocorreu de forma amigável.

“Estou saindo da Chefia de Gabinete com o sentimento de dever cumprido. Desenvolvi as atividades inerentes ao cargo e agora retorno à Câmara para continuar o trabalho para o qual fui eleito. Também vou atuar na campanha do pré-candidato ao Governo do Estado ACM Neto, que é o nome que apoio”, declarou.

O vereador ressaltou que permanece aliado do prefeito Gustavo Carmo no cenário municipal, embora possuam posições diferentes em parte das disputas estaduais e federais.

“Continuamos juntos na política local. Em algumas eleições seguimos caminhos diferentes, mas isso não muda a relação de respeito e parceria construída ao longo dos anos”, afirmou.

Márcio assume posto estratégico

Para substituir Juracy, Gustavo Carmo escolheu Márcio da Linha Verde, que estava à frente da Ouvidoria Municipal desde o início da atual gestão.

Ao justificar a escolha, o prefeito destacou a experiência administrativa do novo chefe de gabinete e a relação de confiança construída ao longo de décadas.

“Márcio é uma pessoa próxima, experiente e que conhece a máquina pública. Já ocupou diferentes secretarias, tem boa relação com a imprensa, com os vereadores e com a sociedade. São características importantes para quem assume a Chefia de Gabinete”, afirmou.

Márcio agradeceu a confiança do prefeito e disse que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Juracy, além de fortalecer a integração entre a população e o governo municipal.

“Após um ano e cinco meses na Ouvidoria, recebo essa missão com muita responsabilidade. Vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado e fortalecer ainda mais o diálogo entre a gestão e a população”, declarou.

Movimento marca início das articulações para 2026

Embora a mudança tenha ocorrido dentro da estrutura administrativa da Prefeitura, o episódio também evidencia o início das movimentações políticas que antecedem as eleições de 2026.

A saída de Juracy da Chefia de Gabinete e seu retorno à Câmara Municipal permitem que o vereador atue mais diretamente na articulação regional em favor da pré-candidatura de ACM Neto, enquanto o governo municipal mantém seu alinhamento com o grupo político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Mesmo com a divergência no cenário estadual, tanto Gustavo Carmo quanto Juracy fizeram questão de destacar que a relação política e pessoal entre ambos permanece preservada, reforçando que a mudança ocorreu de forma consensual e dentro da normalidade do processo democrático.