
Criatividade, compromisso e inovação marcaram o VI Seminário de Melhorias do Projeto Primeiro Emprego (PPE), realizado pela Casa Civil em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). O evento reuniu mais de 350 beneficiários por dia, além de representantes do Governo do Estado e do comitê gestor.
Em sua sexta edição, o seminário consolidou-se como um espaço de compartilhamento de experiências, valorização da juventude e apresentação de soluções desenvolvidas por beneficiários do programa para aprimorar os serviços públicos estaduais.
Para Antônio Assis, coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais (Coaps) da Casa Civil e diretor executivo da política pública, o PPE é um verdadeiro "portal para o futuro".
“Depois de passarem pelo Primeiro Emprego, muitos voltam a estudar, se formam, tornam-se administradores, professores, médicos, psicólogos, enfermeiros, engenheiros e programadores, transformando suas vidas para sempre”, afirmou.
Ao longo da programação, foram apresentadas 45 propostas de melhoria elaboradas pelos jovens que atuam em órgãos e entidades do Governo do Estado. As iniciativas abordam desafios identificados no cotidiano das instituições e propõem soluções que contribuem para aumentar a eficiência dos processos, qualificar o atendimento à população e fortalecer a gestão pública.
Os projetos refletem uma das principais características do Projeto Primeiro Emprego: estimular o protagonismo dos participantes e criar oportunidades para que eles contribuam ativamente com os ambientes onde trabalham. Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas para a Juventude do Estado, acredita que o PPE é uma das políticas públicas mais qualificadas e efetivas da Bahia.
“São mais de 25 mil vidas tocadas em toda a Bahia. Esse número é expressivo, representa muito investimento e inclusão das mulheres, da população negra e da juventude dentro da gestão pública, fazendo com que as oportunidades cheguem a quem mais precisa”, destacou.
Durante a mesa de abertura do seminário, foram apresentados os resultados alcançados pelo PPE ao longo de quase 11 anos de atuação. Nesse período, o programa beneficiou 25.111 pessoas em 244 municípios baianos, alcançando os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Atualmente, mais de 3,2 mil jovens participam da iniciativa.
Fonte: Ascom/Casa Civil
Bahia Sepromi realiza escutas sociais com povos e comunidades tradicionais no entorno do Canteiro São Roque do Paraguaçu
Bahia Orgânicos da Bahia ganham projeção nacional e internacional na Biofach América Latina
Bahia Nova escola amplia oferta de ensino em tempo integral para estudantes de Itatim
Bahia Quarta que Dança segue em cartaz com BTCA e Odun Cia de Dança em Salvador e Vitória da Conquista
Bahia Bahia lança temporada 2026 de observação de baleias-jubarte com capacitação para profissionais do turismo
Bahia Piscina Olímpica da Bahia sedia Campeonato Baiano de Natação Master de Inverno, neste sábado (13), em clima de São João
Bahia Projeto Direitos Humanos em Eventos Populares promove ação de combate à violência contra a pessoa idosa na Nova Rodoviária de…
Bahia Feira em Juazeiro destaca protagonismo estudantil e fortalece cultura científica nas escolas da Bahia
Bahia Dia Mundial do Vento destaca liderança da Bahia na geração de energia eólica Mín. 18° Máx. 31°