
Com investimentos de cerca de R$ 49,8 milhões e uma agenda que reúne mais de dez ações em diferentes regiões do estado, o Governo da Bahia promove, ao longo de todo o mês de junho, uma ampla programação em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as atividades incluem inaugurações, seminários, campanhas educativas, ações em unidades de conservação, rodas de diálogo, lançamentos de programas e anúncios de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da sustentabilidade, da educação ambiental e da conservação dos recursos naturais na Bahia.
A programação teve início na segunda-feira (1°), com a abertura da consulta pública para criação do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Serra da Chapadinha. A área proposta para a Unidade de Conservação reúne atributos ambientais de elevada relevância ecológica, incluindo remanescentes de vegetação nativa, recursos hídricos estratégicos para a região e habitats importantes para a conservação da fauna e da flora.
Na quarta-feira (3), em celebração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, será realizada uma programação especial na Biblioteca Milton Santos, em Salvador. A atividade, promovida em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), conta com uma roda de conversa sobre educomunicação e protagonismo socioambiental, reunindo especialistas, educadores, estudantes, comunicadores e representantes da sociedade civil para debater o papel da comunicação na formação da consciência ambiental e no fortalecimento da participação social. A mesa de debate contará com a participação do professor e pesquisador José Vicente, referência nacional na área da Educação Ambiental, e do antropólogo e fotógrafo documental Ismael Silva, que compartilharão experiências e reflexões sobre comunicação, educação e sustentabilidade.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o destaque será o Parque Zoobotânico da Bahia, em Salvador, que receberá importantes entregas voltadas à conservação da fauna e à educação ambiental. Entre elas estão a inauguração do Jardim Ecológico e do novo setor de Nutrição, distribuição de 9 mil revistas Coquetel do Zoo e de mudas nativas da Mata Atlântica, além de exposições temáticas da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa); do Projeto Tamar; do Instituto Baleia Jubarte (IBJ); do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e ações de sensibilização para visitantes.
Será entregue o Cetas Oeste, em Barreiras, primeiro equipamento do tipo na região Oeste e no bioma Cerrado baiano. Com investimento de quase R$ 8 milhões, a unidade ampliará a capacidade de atendimento, reabilitação e destinação de animais silvestres resgatados ou apreendidos, fortalecendo a descentralização da gestão da fauna no estado.
A programação segue no Parque Metropolitano de Pituaçu, com a entrega da primeira etapa das obras de requalificação do equipamento. O projeto, que conta com investimento de R$ 25 milhões oriundos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), contempla a recuperação dos 15 quilômetros de ciclovia, a implantação de um bicicletário com capacidade para 250 bicicletas e cinco pontos de apoio ao longo do percurso, além de melhorias em acessibilidade, iluminação, sinalização e infraestrutura para os usuários. A entrega será marcada pela realização da Ecorrida de Pituaçu, iniciativa voltada à promoção da saúde, do bem-estar e da integração entre servidores e convidados.
Na ocasião, será anunciado ainda o início da segunda etapa de requalificação do Parque, que contará com investimento estimado em R$ 12 milhões, com execução da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Entre os dias 8 e 12 de junho, Salvador sediará a Semana Oceânica 2026, no Museu Geológico da Bahia, com debates sobre economia azul, gestão de resíduos, adaptação climática e cultura oceânica. O evento também marcará o fortalecimento da Rede de Cultura Oceânica da Bahia (RECOBA), iniciativa voltada à inserção do tema no ensino estadual.
Nos dias 16 e 17 de junho, Feira de Santana receberá o encontro dos agentes do Programa Água Doce, que atua no fortalecimento do abastecimento hídrico em municípios do semiárido baiano. Já nos dias 17 e 18, em Juazeiro, será realizado o seminário de atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação, reunindo pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
A programação inclui ainda a campanha “São João Sim, Incêndio Não”, realizada durante os festejos juninos nos municípios, com foco na prevenção de incêndios florestais.
Fonte: Ascom/Inema
Bahia Financiamento da Educação mobiliza gestores e fortalece regime de colaboração na Bahia
Bahia Projeto SEI Bahia Municípios leva tramitação eletrônica a Ibititá
Bahia Planserv fortalece assistência na Macrorregião Oeste com ampliação da rede e novas estratégias de atendimento
Bahia Sema debate acesso à água e convivência com o Semiárido durante encontro do Programa Água Doce
Bahia Obras do Centro de Distribuição Logístico da Embasa avançam no interior da Bahia
Geral Chuva na Rocinha superou em mais que duas vezes a média de junho
Bahia Novo TCA: Convocatória inédita abre Sala Principal para ocupação artística com isenção de pauta
Bahia Novo colégio de tempo integral e obras viárias ampliam oportunidades e mobilidade em Correntina
Bahia Programa Bahia Pela Paz: inauguração da Case Makota Valdina em Feira de Santana fortalece sistema socioeducativo Mín. 20° Máx. 30°