Aviso no Topo do Site
Em tempos de #coronavírus evite sair de casa, proteja seu bem maior, sua família.

Enquanto o mundo inteiro vem ficando em casa nestas últimas semanas por conta das medidas de quarentena aplicadas para conter a pandemia do coronavírus, um certo meme começou a ganhar uma enorme popularidade.

Sim, estamos falando do famigerado meme dos “carregadores de caixão”, que ao som de uma música eletrônica, dançam enquanto carregam um ataúde em uma cerimônia fúnebre após a apresentação de um vídeo com situação de “risco” (seja acidentes, quedas, falhas, etc.). Mas afinal de contas, de onde surgiu tudo isso?

Primeiro, vamos falar do vídeo dos dançarinos…

Para explicar o vídeo, precisamos voltar para o ano de 2017: naquele ano, o canal BBC News foi a Gana fazer uma reportagem sobre uma nova tendência que estava surgindo nos funerais que aconteciam no país africano.

Foto: BBC

Criada pelo agente funerário Benjamin Aidoo, os “pallbearers” (como são conhecidos por lá os carregadores de caixão) surgiram com a ideia de tornar a solenidade mais festiva, algo como uma homenagem à vida plena que a pessoa teve, onde geralmente essas festividades são reservadas para as pessoas mais idosas.

Ao contrário do meme, onde é reproduzida música eletrônica, no evento original são tocadas músicas tradicionais africanas, com os convidados também dançando e se divertindo. Segundo a reportagem da BBC, graças a estes grandes eventos, centenas de jovens africanos acabaram ganhando uma oportunidade de trabalho.

Composta originalmente pelo produtor musical russo Tony Igy“Astronomia” foi lançada em 2010 e se tornou a música que dá o tom ao meme em si, principalmente a versão remixada pelos DJs holandeses Vicetone.

Se você achava o meme estranho, o clipe oficial de Astronomia é, digamos, um pouco bizarro, onde é apresentado a jornada de um extraterrestre (?) em busca de um jovem garoto na Terra.

Afinal de contas, de onde surgiu o meme?

De acordo com o site americano Know Your Meme, a “enciclopédia especializada em memes”, a primeira vez que alguém resolveu misturar a música produzida por Tony Igy com a cerimônia fúnebre de Gana foi feita pelo usuário do TikTok @lawyer_ggmu, que criou uma montagem de um esquiador tentando uma manobra e falhando, e o resto da história você já deve conhecer.

Com 4,5 milhões de visualizações e 474 mil curtidas, este clip do TikTok acabou viralizando ao redor do mundo, e centenas de versões acabaram surgindo representando as mais diversas situações, como você pode conferir abaixo.

Por: Alagonews
Fonte: Know Your MemeReverbTerraO Globo, Mundo Conectado.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ

error: Conteúdo protegido!